SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02As propostas do Setor Educacional do Mercosul para o ensino de históriaUtopias político-educacionais na formação de professores de história em Barcelona e São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Thalita Maria Cristina Rosa  e  GABRIEL, Carmen Teresa. Ensino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do Mercosul Educacional. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.465-487. ISSN 1809-4309.

Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias políticas mobilizadas no processo de construção da proposta de reformulação curricular de História desenvolvida no âmbito do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Trata-se de compreender o processo de produção e fixação de um sentido de identidade regional supranacional em meio aos processos de identificação que abarcam escalas territoriais diferenciadas. Como acervo empírico, utilizamos, para a análise, documentos curriculares relacionados à área, tendo como aporte teórico-metodológico as contribuições das teorizações do discurso filiadas às perspectivas antiessencialistas. O estudo evidencia as lógicas de articulação entre diferentes demandas pela efetivação de um projeto político de integração econômica entre os países membros do MERCOSUL, legitimado pela tentativa de hegemonização de um sentido de “identidade regional latino-americana”.

Palavras-chave : Currículo de História; Identidade Regional Latino-Americana; Teoria do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )