SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Ensino de história e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do Mercosul EducacionalLa enseñanza de la historia, los jóvenes y la política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PACIEVITCH, Caroline  y  ROSSI, Vera Lúcia Sabongi De. Utopias político-educacionais na formação de professores de história em Barcelona e São Paulo. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.489-515. ISSN 1809-4309.

Este artigo oferece algumas reflexões sobre a presença de utopias político- educacionais na formação de professores de História. Utopias político-educacionais são compreendidas como projetos de um mundo melhor, realizáveis, baseados em profunda crítica ao presente. As fontes documentais são testemunhos de oito professores de História/Ciencias Sociales da província de Barcelona e do estado de São Paulo, entendidos como documentos-monumentos, mantendo o diálogo com autores como A. Colombo, C. Dubois e C. Boto, entre outros. A abordagem comparativa adotada permite lançar algumas luzes sobre a complexidade das perspectivas pessoais e do caráter ideológico que envolve a formação de professores de História/Ciencias Sociales. Os professores expressam o desejo de ser democráticos e apoiam a democracia no seu sentido substancial, conforme N. Bobbio.

Palabras clave : Utopias; Responsabilidade Docente; Formação de Professores de História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )