SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02Utopias político-educacionais na formação de professores de história em Barcelona e São Paulo¿Qué historia para qué ciudadanía? La enseñanza de la historia en la educación básica en México author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CRISTINA GARRIGA, María; MORRAS, Valeria  and  PAPPIER, Viviana. La enseñanza de la historia, los jóvenes y la política. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.517-535. ISSN 1809-4309.

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Los jóvenes frente a la Historia” cujo objetivo é abordar o estado atual do ensino e aprendizagem de História na Argentina, Brasil e Uruguai. O artigo centra a sua análise em respostas às perguntas referentes aos governos militares, à democracia e ao futuro dos jovens, presentes em uma enquete aplicada no ano de 2008, entre alunos de 15 e 16 anos, de diferentes escolas da Argentina, para certificarmos de perto seus conhecimentos sobre ditos conceitos e sobre o papel do ensino da História na sua construção. Ao mesmo tempo, se utilizam registros de aulas de escolas de ensino médio da cidade de La Plata para conhecer de modo qualitativo as modalidades concretas que assumem as práticas do ensino em história nas salas. Por último, nos dedicamos a dialogar com o que consideramos que acontece hoje entre os jovens e a política.

Keywords : Governos Militares; Participação Política; Ensino da História.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )