SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Utopias político-educacionais na formação de professores de história em Barcelona e São Paulo¿Qué historia para qué ciudadanía? La enseñanza de la historia en la educación básica en México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CRISTINA GARRIGA, María; MORRAS, Valeria  y  PAPPIER, Viviana. La enseñanza de la historia, los jóvenes y la política. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.517-535. ISSN 1809-4309.

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Los jóvenes frente a la Historia” cujo objetivo é abordar o estado atual do ensino e aprendizagem de História na Argentina, Brasil e Uruguai. O artigo centra a sua análise em respostas às perguntas referentes aos governos militares, à democracia e ao futuro dos jovens, presentes em uma enquete aplicada no ano de 2008, entre alunos de 15 e 16 anos, de diferentes escolas da Argentina, para certificarmos de perto seus conhecimentos sobre ditos conceitos e sobre o papel do ensino da História na sua construção. Ao mesmo tempo, se utilizam registros de aulas de escolas de ensino médio da cidade de La Plata para conhecer de modo qualitativo as modalidades concretas que assumem as práticas do ensino em história nas salas. Por último, nos dedicamos a dialogar com o que consideramos que acontece hoje entre os jovens e a política.

Palabras clave : Governos Militares; Participação Política; Ensino da História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )