SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02La enseñanza de la historia, los jóvenes y la políticaA sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RODRIGUEZ LEDESMA, Xavier. ¿Qué historia para qué ciudadanía? La enseñanza de la historia en la educación básica en México. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.537-558. ISSN 1809-4309.

No México a reflexão acerca dos vínculos entre a história como disciplina escolar e os processos sociais de construção de cidadania, requer conceber este objeto de estudo como apenas uma parte de um processo muito mais complexo que o vincula tanto à educação cívica e ética, como às práticas cotidianas conformadoras de uma certa cultura escolar. É necessário situar historicamente as origens e formas de funcionamento de cada uma dessas facetas, assim como a maneira em que entre elas se reforçam em suas pretensões formativas. Somente desse modo é possível reconhecer os fins, utilidades e limites do ensino de história tal qual é concebido hoje em dia, assim como sua impossibilidade de assumir como objetivos educativos a construção de noções democráticas referidas a uma concepção moderna de cidadania.

Keywords : Cidadania; História e seu Ensino; Formação para a Democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )