SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02La enseñanza de la historia, los jóvenes y la políticaA sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RODRIGUEZ LEDESMA, Xavier. ¿Qué historia para qué ciudadanía? La enseñanza de la historia en la educación básica en México. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.537-558. ISSN 1809-4309.

No México a reflexão acerca dos vínculos entre a história como disciplina escolar e os processos sociais de construção de cidadania, requer conceber este objeto de estudo como apenas uma parte de um processo muito mais complexo que o vincula tanto à educação cívica e ética, como às práticas cotidianas conformadoras de uma certa cultura escolar. É necessário situar historicamente as origens e formas de funcionamento de cada uma dessas facetas, assim como a maneira em que entre elas se reforçam em suas pretensões formativas. Somente desse modo é possível reconhecer os fins, utilidades e limites do ensino de história tal qual é concebido hoje em dia, assim como sua impossibilidade de assumir como objetivos educativos a construção de noções democráticas referidas a uma concepção moderna de cidadania.

Palavras-chave : Cidadania; História e seu Ensino; Formação para a Democracia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )