SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02¿Qué historia para qué ciudadanía? La enseñanza de la historia en la educación básica en MéxicoLa historia, la nación y después índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

AZEVEDO, Patricia Bastos de  y  MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.559-580. ISSN 1809-4309.

O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados constituem-se no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio- cultural, e o cenário composicional relaciona-se diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Nessa perspectiva, a história ensinada é compreendida não só pelas questões disciplinares relacionadas à historiografia, ou, em outras palavras, pela prática de letramento que permeia o exercício do ofício do historiador; mas também compõe- se das dinâmicas de formação e significação do mundo da vida, as quais se fazem presentes no espaço de ensino.

Palabras clave : Ensino de História; Letramento; Produção de Sentido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )