SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02¿Qué historia para qué ciudadanía? La enseñanza de la historia en la educación básica en MéxicoLa historia, la nación y después índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

AZEVEDO, Patricia Bastos de  e  MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.559-580. ISSN 1809-4309.

O presente estudo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados constituem-se no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio- cultural, e o cenário composicional relaciona-se diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Nessa perspectiva, a história ensinada é compreendida não só pelas questões disciplinares relacionadas à historiografia, ou, em outras palavras, pela prática de letramento que permeia o exercício do ofício do historiador; mas também compõe- se das dinâmicas de formação e significação do mundo da vida, as quais se fazem presentes no espaço de ensino.

Palavras-chave : Ensino de História; Letramento; Produção de Sentido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )