SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue02A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ZAVALA, Ana. La historia, la nación y después. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.581-605. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta questionamentos a respeito das relações que a historiografia e a filosofia da história mantém com o estado-nação e com o ensino institucionalizado da história. Parte da ideia de que existe uma espécie de pacto originário que uniu estes componentes de forma coerente, possivelmente durante mais de um século. Minha “tese” é de que as mudanças acontecidas em todos os seus componentes, e muito particularmente na historiografia e na filosofia da história obrigam a reconfigurar ao menos sua relação com o ensino da história. A ideia final convida a refletir sobre um futuro no qual ou bem - e por primeira vez - o ensino da história se distancie dos lineamentos dominantes da historiografia de seu tempo, ou bem - e para estar de acordo a ela - redesenhe profundamente desde os conteúdos até o discurso sobre os fins do ensino da história.

Keywords : Ensino da História; Filosofia da História; Historiografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )