SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ZAVALA, Ana. La historia, la nación y después. Práxis Educativa [online]. 2013, vol.08, n.02, pp.581-605. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta questionamentos a respeito das relações que a historiografia e a filosofia da história mantém com o estado-nação e com o ensino institucionalizado da história. Parte da ideia de que existe uma espécie de pacto originário que uniu estes componentes de forma coerente, possivelmente durante mais de um século. Minha “tese” é de que as mudanças acontecidas em todos os seus componentes, e muito particularmente na historiografia e na filosofia da história obrigam a reconfigurar ao menos sua relação com o ensino da história. A ideia final convida a refletir sobre um futuro no qual ou bem - e por primeira vez - o ensino da história se distancie dos lineamentos dominantes da historiografia de seu tempo, ou bem - e para estar de acordo a ela - redesenhe profundamente desde os conteúdos até o discurso sobre os fins do ensino da história.

Palabras clave : Ensino da História; Filosofia da História; Historiografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )