SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue01Atividades educativas emancipadorasAnálise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  ODY, Leandro Carlos. Falibilismo como perspectiva educacional no cenário das sociedades complexas e plurais. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.25-41. ISSN 1809-4309.

No presente artigo, apresentamos a postura falibilista, entendida como um meio termo entre o dogmatismo e o ceticismo, como sendo um posicionamento mais viável diante da pluralidade e da complexidade das sociedades contemporâneas. Na perspectiva educacional atual, a adoção da mentalidade falibilista se apresenta como um posicionamento mais adequado, pois possibilita posicionamentos mais tolerantes frente à diversidade de ideias e um permanente questionamento dos conhecimentos historicamente produzidos. Diante de um cenário de incertezas e permanentes mudanças, é necessário assumir posturas mais flexíveis, admitir a mutabilidade constante do conhecimento e promover um diálogo democrático que visa dar crédito à pluralidade de vozes em contextos complexos. Educar, nesse sentido, é permitir a expressão e o diálogo dos diferentes grupos sociais, possibilitando superar a crise educacional que caracteriza as sociedades contemporâneas.

Keywords : Falibilismo; Políticas Educacionais; Sociedades Complexas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )