SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Atividades educativas emancipadorasAnálise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FAVERO, Altair Alberto  e  ODY, Leandro Carlos. Falibilismo como perspectiva educacional no cenário das sociedades complexas e plurais. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.25-41. ISSN 1809-4309.

No presente artigo, apresentamos a postura falibilista, entendida como um meio termo entre o dogmatismo e o ceticismo, como sendo um posicionamento mais viável diante da pluralidade e da complexidade das sociedades contemporâneas. Na perspectiva educacional atual, a adoção da mentalidade falibilista se apresenta como um posicionamento mais adequado, pois possibilita posicionamentos mais tolerantes frente à diversidade de ideias e um permanente questionamento dos conhecimentos historicamente produzidos. Diante de um cenário de incertezas e permanentes mudanças, é necessário assumir posturas mais flexíveis, admitir a mutabilidade constante do conhecimento e promover um diálogo democrático que visa dar crédito à pluralidade de vozes em contextos complexos. Educar, nesse sentido, é permitir a expressão e o diálogo dos diferentes grupos sociais, possibilitando superar a crise educacional que caracteriza as sociedades contemporâneas.

Palavras-chave : Falibilismo; Políticas Educacionais; Sociedades Complexas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )