SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da Educação Infantil do período 2000-2012Expansão de vagas na Educação Superior no Brasil: uma política de Estado, de governo ou do mercado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FERNANDES, Maria Dilneia Espíndola  y  ALVES, Andressa Gomes de Rezende. Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacional. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.69-90. ISSN 1809-4309.

O trabalho analisa as implicações da parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Instituto Ayrton Senna, para a gestão do sistema de ensino e de escolas no período de 2001 a 2004, no âmbito da implantação do Programa Escola Campeã. Pontua-se que a Secretaria Municipal de Educação assumiu tal programa como projeto principal de gestão do sistema e de escolas. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Não obstante o Programa Escola Campeã ter como objetivo melhorar o desempenho do Ensino Fundamental por meio de incentivos à autonomia da escola, melhor aplicação dos recursos financeiros e equidade social, na unidade escolar em questão houve alteração na forma de gestão, mas não o suficiente para mudar os indicadores educacionais. Observou-se que, de forma geral, programas dessa natureza têm como objetivo principal materializar a gestão gerencial em substituição à gestão democrática do ensino instituída pela legislação educacional em vigor.

Palabras clave : Política Educacional; Gestão da Educação; Parceria Público-Privado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )