SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacionalAccountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ZAGO, Jacqueline Oliveira Lima. Expansão de vagas na Educação Superior no Brasil: uma política de Estado, de governo ou do mercado?. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.91-116. ISSN 1809-4309.

O objetivo deste artigo é contextualizar as políticas de expansão de vagas na Educação Superior empreendidas pelos últimos governos do Estado brasileiro no processo de Reforma da Educação Superior em um recorte temporal referente às duas últimas décadas do século passado e que continuam em pleno processo de implementação. Com esse propósito, será problematizado: quais foram os impactos dessas políticas para a Educação Superior? Quando e como historicamente se situam esses projetos nesse processo? O percurso metodológico utilizado propôs-se a analisar, à luz de teóricos dessa temática, se os números publicados pelo INEP no Censo da Educação Superior refletem o discurso de democratização do acesso a esse nível de ensino. Levou-se em consideração o atual momento da Educação Superior brasileira, a recente conjuntura político-econômica de economia mundializada, a redefinição do papel do Estado-Nação e sua relação com a sociedade civil, suas diferentes frentes de atuação e focos de interesse.

Palavras-chave : Política Educacional; Educação Superior; Censo da Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )