SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Expansão de vagas na Educação Superior no Brasil: uma política de Estado, de governo ou do mercado?Performatividade: inscrições, contextos, disseminações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Katharine Ninive Pinto  e  SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.117-140. ISSN 1809-4309.

Neste artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa Trabalho Docente e Educação Integral no Ensino Médio. O objetivo foi identificar os processos de accountability no Programa de Educação Integral (PEI), implementado nas Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco, a partir de 2008, e suas influências em relação às condições do trabalho docente. Por meio da análise documental, inferimos que a opção feita pelo governo de Pernambuco ancora-se em uma perspectiva gerencialista, neoprodutivista e neotecnicista de gestão que vem norteando todo esse processo de mudanças. Tal perspectiva pressiona o trabalho docente por um intenso processo de responsabilização, ou accountability, cujos efeitos perversos são evidenciados por Freitas (2012).

Palavras-chave : Trabalho Docente; Ensino Médio; Educação Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )