SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de PernambucoAs relações de poder na escola pública: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LEITE, Miriam Soares. Performatividade: inscrições, contextos, disseminações. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.141-165. ISSN 1809-4309.

A expressão performatividade e suas flexões têm nomeado noções diversas na pesquisa em Educação. Partindo das significações propostas por Stephen Ball, na discussão das políticas educacionais da contemporaneidade, mas também interessadas nas teorizações de Jacques Derrida e Judith Butler, que se valem desses mesmos termos para pensar os processos sociais de significação e identificação, seguimos traços da disseminação da palavra performatividade e suas correlatas, chegando a inscrições em textos da Antropologia, das Artes, da Ciência Política, da Linguística, Filosofia e da Física. Investigamos também o campo acadêmico-educacional, recorrendo a periódicos da área publicados nos últimos cinco anos, para discutir os sentidos atribuídos nesse contexto aos termos em foco. Neste artigo, apresentamos a síntese desse estudo, destacando afirmações, apagamentos e efeitos de verdade que se podem construir com tais enunciações nos textos da pesquisa sobre Educação, com destaque para a abordagem das políticas educacionais da atualidade.

Palabras clave : Performatividade; Políticas Educacionais; Iterabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )