SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de PernambucoAs relações de poder na escola pública: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LEITE, Miriam Soares. Performatividade: inscrições, contextos, disseminações. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.141-165. ISSN 1809-4309.

A expressão performatividade e suas flexões têm nomeado noções diversas na pesquisa em Educação. Partindo das significações propostas por Stephen Ball, na discussão das políticas educacionais da contemporaneidade, mas também interessadas nas teorizações de Jacques Derrida e Judith Butler, que se valem desses mesmos termos para pensar os processos sociais de significação e identificação, seguimos traços da disseminação da palavra performatividade e suas correlatas, chegando a inscrições em textos da Antropologia, das Artes, da Ciência Política, da Linguística, Filosofia e da Física. Investigamos também o campo acadêmico-educacional, recorrendo a periódicos da área publicados nos últimos cinco anos, para discutir os sentidos atribuídos nesse contexto aos termos em foco. Neste artigo, apresentamos a síntese desse estudo, destacando afirmações, apagamentos e efeitos de verdade que se podem construir com tais enunciações nos textos da pesquisa sobre Educação, com destaque para a abordagem das políticas educacionais da atualidade.

Palavras-chave : Performatividade; Políticas Educacionais; Iterabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )