SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Performatividade: inscrições, contextos, disseminações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ROCHA, Maria Custódia Jorge  y  FERNANDES, Amália Gonçalves. As relações de poder na escola pública: um estudo de caso. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.167-195. ISSN 1809-4309.

Neste artigo, apoiando-nos em alguns autores que perspectivam o poder como um elemento substantivo - poder instituído - e outros que o analisam como um verbo em ação - poder instituinte (ROCHA, 2007), destacando algumas das tipologias de poder patentes na investigação sociológica e organizacional sobre a escola, apresentamos dados empíricos e discursos organizacionais, propiciados pela realização de um estudo de caso de caráter qualitativo. Podemos dizer, então, que as relações de poder na escola tanto possibilitam o reforço das relações hierárquicas e assimétricas de poder que se verificam entre os atores organizacionais, como viabilizam a criação de novos “círculos de poder”, que podem ser ativados pontualmente ou ser objeto de uma atualização mais ou menos generalizada. Esses poderão reforçar-se e apresentar-se aos atores/alunos, nosso principal alvo de estudo, como os mais legítimos, sobrepondo-se a todos os outros mas não os anulando. O objetivo essencial é o de apresentar a organização escolar como um contexto eminentemente complexo, sobretudo quando analisada à luz da multiplicidade e cumulatividade das relações de poder que nela emergem e se concretizam.

Palabras clave : Poder; Dominação; Resistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )