SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01A regulação da pesquisa e o campo biomédico: considerações sobre um embate epistêmico desde o campo da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SEVERINO, Antônio Joaquim. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.01, pp.199-208. ISSN 1809-4309.

Após ressaltar a preocupação crescente com as questões éticas, relacionadas à pesquisa científica envolvendo sujeitos humanos, por parte de instâncias responsáveis pelo fomento da ciência no país, o texto discorre sobre as diversas perspectivas sob as quais se estabelecem as relações entre a ética e a produção do conhecimento, destacando a íntima vinculação da dimensão ética com a dimensão política, dada a exigência de afirmação da alteridade, da presença do outro, para que se possa falar da qualidade ética de qualquer ação humana. Conclui que as iniciativas com vistas à normalização dos procedimentos de investigação científica se legitimam como mediações importantes para se assegurar à prática científica o respeito à dignidade humana.

Palabras clave : Ética; Pesquisa; Regulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )