SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Teorizando o Estado e a Globalização na política e políticas educacionaisA pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DIOGENES, Elione Maria Nogueira. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.02, pp.333-353. ISSN 1809-4309.

Este artigo desenvolve ponderações pertinentes às bases epistemológicas do campo teórico das políticas públicas de educação, situando e contextualizando, historicamente, seu desenvolvimento. O texto introduz uma reflexão sobre a influência dos paradigmas dominantes das ciências sociais que fundamentam os estudos nessa área e, também, reconstrói os itinerários históricos da temática a partir do comparecimento do Estado educador na formulação e na implementação das políticas públicas de educação no Brasil. O artigo aproxima-se de alguns estudos cujas correntes teóricometodológicas assumem o materialismo-histórico-dialético de investigação. A principal conclusão é a de que os paradigmas críticos dominam tais estudos. Além disso, as bases epistemológicas das políticas públicas de educação têm como argamassa hegemônica, do ponto de vista contemporâneo, o campo da Ciência Política.

Palabras clave : Política Educacional; Estado; Bases Epistemológicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )