SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacionalPesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando?. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.02, pp.355-367. ISSN 1809-4309.

Este artigo apresenta e analisa parte da produção acadêmica brasileira sobre políticas educacionais. Para tanto, toma os 215 trabalhos aprovados/apresentados nas sessões anuais do Grupo de Trabalho 5 (Estado e Política Educacional) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), entre 2000 e 2011. O texto focaliza, em uma primeira parte, mais aprofundadamente, os temas e objetos de estudo, com o intuito de mapear o que os pesquisadores do campo têm priorizado em suas investigações; na segunda parte, o artigo apresenta e brevemente discute as formas como os pesquisadores têm lidado com tais objetos. Metodologicamente, a investigação tomou a leitura dos títulos, palavras-chave e resumo (quando havia) e do texto dos artigos de maneira transversal, isto é, inicialmente lendo toda a introdução e as conclusões. Havendo necessidade de maior aprofundamento para se destacarem os objetos, tomou-se o texto na sua íntegra para a leitura. As conclusões mostram que a pesquisa em políticas educacionais no Brasil toma dominantemente a (não) ação do Estado diante das demandas da população por educação na conjuntura atual e, a partir disto, evidenciam um conjunto de desafios postos para o campo de pesquisa.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Produção Acadêmica; ANPED.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )