SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02O positivismo como fundamento epistemológico clássico das políticas educacionais e a institucionalização da prática escolar na contemporaneidadePor uma concepção materialista de política educacional: contribuições de Antonio Gramsci índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Giselle Abreu de  e  MUNOZ PALAFOX, Gabriel Humberto. Análise de limitações e possibilidades para as pesquisas sobre políticas educacionais, considerando as abordagens positivista, fenomenológica e materialista dialética. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.02, pp.419-441. ISSN 1809-4309.

O presente artigo objetiva discutir aspectos relacionados à construção de pesquisas sobre políticas educacionais, tendo como ponto de partida três categorias de Tello (2012): perspectiva epistemológica, posicionamento epistemológico e enfoque epistemetodológico. Consideramos ainda as contribuições de Ball e Mainardes (2011), Lima (2010), Alves-Mazzotti (2003), Masson (2013), dentre outros, para analisarmos, no contexto do materialismo dialético, o impacto das abordagens positivista, materialista dialética e fenomenológica - essa última analisada especialmente quanto às pesquisas qualitativas. Com isso, buscamos compreender a natureza epistemológica de tais abordagens, bem como suas possibilidades e limitações para o processo de produção do conhecimento científico, além de contribuir para a consolidação do campo de estudos sobre políticas educacionais.

Palavras-chave : Epistemologias; Metodologias; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )