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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
GARCIAS FRANCO, Julieta Susana. El surgimiento del campo de la política educativa en Argentina: los casos de las Universidades Nacionales de Buenos Aires y La Plata. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.02, pp.461-484. ISSN 1809-4309.
Nesse artigo apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é mapear as abordagens e tendências teóricas do campo teórico da política educacional. Especificamente, nesse artigo, são caracterizadas e descritas as tendências teóricas dos programas das disciplinas de Política Educacional na década de 1950 nas Universidades Nacionais de Buenos Aires e La Plata. Foram analisados 46 programas do período 1917-1959, a partir dos quais foram analisadas as bibliografias e os seus fundamentos teóricos ligados aos professores responsáveis pela disciplina. Recorrendo a dados biográficos dos professores, observou-se que no período anterior à institucionalização do campo, o debate se centrava nas tendências teóricas do positivismo ou anti-positivismo. Posteriormente, isso levou a tendências teóricas que emergiram com matizes distintas de positivismo e anti-positivismo do início do século e que se entrecruzam nos programas desde 1953 a 1954, particularmente em três eixos: a tradição nacional, o progressismo pedagógico e o krausismo espanhol.
Palavras-chave : Política Educacional; Surgimento do Campo; Tendências Teóricas.