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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  e  DAMETTO, Jarbas. A produção do discurso em política educacional: lugares e verdades. Práxis Educativa [online]. 2014, vol.09, n.02, pp.485-501. ISSN 1809-4309.

A pesquisa em tela problematiza a produção da “verdade” no âmbito das políticas educacionais e indaga sobre os locais de produção e a legitimidade do discurso educacional. Para tanto, este trabalho recorre a uma pesquisa empírica realizada em um conjunto de colunas de opinião veiculadas nos últimos anos, cujo foco temático centrou-se em políticas educacionais. Este artigo discute, também, a revisão de alguns conceitos pertinentes de Foucault, bem como estudos recentes acerca da produção acadêmica na área das políticas educacionais, ponderando sobre as suas condições de emergência e a sua aplicabilidade no palco propriamente político. Conclui-se que os discursos pronunciados sobre políticas educacionais carecem de um marco situacional que permita localizar o enunciador e suas circunstâncias, identificando, sobretudo, a origem e as intenções dos discursos extra-acadêmicos que têm participado, acentuadamente, das decisões políticas.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Discurso; Verdade.

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