SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Sexual diversity and homophobia: a "disarrangement" culture in public educational policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BATANERO BERNABEU, Carmen; GOMEZ TORRES, Emilse; CONTRERAS GARCIA, José Miguel  and  DIAZ BATANERO, Carmen. Conhecimento matemático de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em formação para o ensino de probabilidade: um estudo exploratório. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.11-34. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0001.

Neste trabalho foi realizada uma avaliação de alguns elementos do conhecimento matemático comum e especializado e do conhecimento do conteúdo dos alunos sobre a probabilidade elementar de professores do ensino primário em formação. O conhecimento comum do conteúdo é avaliado a partir das soluções de 157 professores em formação a três problemas. Uma vez que os participantes discutiram com estas soluções, analisamos dois componentes do conhecimento matemático para o ensino de 81 desses alunos, trabalhando em pequenos grupos: a) O conhecimento especializado do conteúdo é avaliado com base no conteúdo matemático dos problemas identificados, (b) o conhecimento do conteúdo e os alunos são avaliados com base na identificação e justificação das respostas de alunos do ensino fundamental. Enquanto na avaliação inicial mostrou um raciocínio probabilístico pobre, na segunda, os participantes são capazes de identificar e explicar as respostas incorretas dos alunos.

Keywords : Conhecimento Matemático para o Ensino; Probabilidade; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )