SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Prospective primary school teachers' mathematical knowledge for teaching probability: an exploratory studyEducation and leisure: analyzing the Integrated School Program in Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MAIO, Eliane Rose  and  OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Diversidade sexual e homofobia: a cultura do "desagendamento" nas políticas públicas educacionais. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.35-53. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0002.

Os níveis de desqualificação resultantes do processo de "heteronormatização compulsória" que incidem nas pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados emergem nas mais diversas instâncias. Como agente de diálogo, a escola tem se caracterizado como um local estratégico de implementação de políticas públicas e, nesse contexto, emergem ações como os programas Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Com o intuito de promover a discussão acerca de estratégias desenvolvidas no cenário nacional, traz-se à discussão seus produtos: Kit Gay, Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares e Histórias em Quadrinhos. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia, faz-se um recorte de uma dissertação de mestrado de forma a trazer a teoria dos Estudos Culturais como sustentáculo do discurso. Diante da suspensão governamental desses materiais, percebe-se o quão difícil é levantar-se contra a opinião pública. Contudo, a recusa da maioria não dá ao Estado o direito de reter direitos básicos das minorias.

Keywords : Kit de Combate a Homofobia; Projeto Escola Sem Homofobia; Programa Saúde e Prevenção na Escola; Histórias em Quadrinho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )