SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Conocimiento matemático de profesores de primaria en formación para la enseñanza de la probabilidad: un estudio exploratórioEducación y ocio: analizando los contextos del Programa Escuela Integrada de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MAIO, Eliane Rose  y  OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Diversidade sexual e homofobia: a cultura do "desagendamento" nas políticas públicas educacionais. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.35-53. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0002.

Os níveis de desqualificação resultantes do processo de "heteronormatização compulsória" que incidem nas pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados emergem nas mais diversas instâncias. Como agente de diálogo, a escola tem se caracterizado como um local estratégico de implementação de políticas públicas e, nesse contexto, emergem ações como os programas Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Com o intuito de promover a discussão acerca de estratégias desenvolvidas no cenário nacional, traz-se à discussão seus produtos: Kit Gay, Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares e Histórias em Quadrinhos. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia, faz-se um recorte de uma dissertação de mestrado de forma a trazer a teoria dos Estudos Culturais como sustentáculo do discurso. Diante da suspensão governamental desses materiais, percebe-se o quão difícil é levantar-se contra a opinião pública. Contudo, a recusa da maioria não dá ao Estado o direito de reter direitos básicos das minorias.

Palabras clave : Kit de Combate a Homofobia; Projeto Escola Sem Homofobia; Programa Saúde e Prevenção na Escola; Histórias em Quadrinho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )