SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Sexual diversity and homophobia: a "disarrangement" culture in public educational policiesDenaturalization of the pedagogic device in body education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Marcília de Sousa  and  ISAYAMA, Hélder Ferreira. Educação e lazer: analisando os contextos do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.55-78. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0003.

Este artigo objetiva analisar as concepções de lazer e educação que permeiam os documentos do Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte. A análise foi fundamentada no Policy cycle approach e enfatizada nos contextos de influência e produção de textos da política. Dessa forma, investigamos a formação da agenda política, o Projeto Político Pedagógico do programa e o Plano Estratégico BH 2010-2030. O contexto da política não se organiza de forma linear, mas é um processo de interação de interesses de grupos. Com o discurso do enfrentamento do fracasso escolar, revelado pelos índices de avaliação de rendimento e de fluxo (aprovação, repetência e evasão) dos alunos, os documentos da Escola Integrada anunciam a educação e lazer como formas de produção, estreitando as relações do público e privado. O direito à educação está restrito ao acesso e permanência das crianças e jovens na escola, sem que se amplie uma perspectiva para a universalização e qualidade. Os documentos abordam o lazer numa visão que o reduz à construção e manutenção de equipamentos e à ideia de atividade.

Keywords : Educação; Lazer; Escola Integrada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )