SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Educação e lazer: analisando os contextos do Programa Escola Integrada de Belo HorizonteImplicações das atuais políticas educacionais na formação de professores em Educação Física: um estudo sobre a subjetividade do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

EMILIOZZI, María Valeria. Desnaturalização do dispositivo pedagógico na educação do corpo. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.79-102. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0004.

Neste artigo busco expressar a relação entre a pedagogia e a educação em geral e da Educação Física em particular, uma vez que o discurso pedagógico continua a operar como um conhecimento que sustenta o currículo do ensino secundário (Argentina). O artigo busca implementar uma análise de conhecimentos e relações de poder que permitiu que as condições de possibilidade da pedagogia e da formação de uma concepção do sujeito a partir da substância, do tangível. A problematização do tema envolve uma mudança epistemológica que tem consequências na forma de pensar a relação entre teoria e prática, ensino e aprendizagem, professores e alunos, entre outros; e abre um caminho que não tem a pretensão de ser algo real, no sentido final, mas outra ferramenta.

Palavras-chave : Sujeito; Educação; Pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )