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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Matheus Bernardo; KLEIN, Lígia Regina  y  CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Implicações das atuais políticas educacionais na formação de professores em Educação Física: um estudo sobre a subjetividade do professor. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.103-126. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0005.

Este artigo busca problematizar a ontologia que fundamenta os documentos oficiais atinentes à formação dos professores de Educação Física. O referencial teóricometodológico para essa problematização é o materialismo-dialético. A fundamentação dos documentos oficiais citados cinge-se à formação "por competências" associada à "prática reflexiva". De maneira explícita ou implícita, tal política de formação busca atender às orientações e às necessidades da acumulação flexível, por sua vez, fundada na reestruturação produtiva e em sua expressão política, o neoliberalismo. A formação teleologicamente orientada para tais relações de produção, embora pareça vanguardista, é nucleada por um conservadorismo que se evidencia no não enfrentamento das contradições sociais. Conclui-se que a subjetividade dos professores é limitada em proveito de uma formação adaptativa ao processo de alienação.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Educação Física.

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