SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Implications of current educational policies in the Physical Education teachers' training: a study on the teacher's subjectivityEducation, gender and citizenship in Argentina in the early XX century: the socialist Enrique Del Valle Iberlucea's (im)possible perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ENS, Romilda Teodora  and  RIBAS, Marciele Stiegler. Formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise das Diretrizes Curriculares. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.127-152. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0006.

Este artigo analisa as diretrizes curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba). Retoma as políticas educacionais dos governos Collor, FHC e Lula, buscando identificar se esses documentos reconhecem ou indicam a necessidade de formação específica aos docentes que atuam nessa modalidade de ensino. A partir da fundamentação epistemológica da hermenêutica, realizamos uma análise documental das Diretrizes, orientada pela técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). Entre os autores que fundamentaram essa reflexão, estão: Haddad e Di Pierro (2000), Paiva (2003), Di Pierro (2010), Gadotti (2011), Arroyo (2011), Capucho (2012). Os resultados apontam que as políticas educacionais tratam a formação de professores para a EJA de forma superficial. Nesse contexto, é necessário reavaliar essas políticas, com a finalidade de assegurar uma educação de qualidade para todos os jovens, adultos e idosos que retornam à escola em busca de um direito negado.

Keywords : Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Diretrizes Curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )