SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Formación de los profesores para jóvenes y adultos: un análisis de Directrices CurricularesLa educación y las organizaciones democráticas en Mozambique: experiencias de la revolución popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BECERRA, Marina. Educação, gênero e cidadania na Argentina no início do século XX: a perspectiva (im)possível do socialista Enrique Del Valle Iberlucea. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.179-200. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0008.

Este artigo analisa as relações entre cidadania e gênero nas propostas educativas do intelectual marxista espanhol Enrique Del Valle Iberlucea, no início do século XX na Argentina. Del Valle integrou o Partido Socialista argentino, embora seu marxismo estivesse distante das concepções daquela organização. No primeiro momento, analisa-se a sua concepção de cidadania, que era tributária de uma ideia moderna sobre a igualdade de direitos, herdada do liberalismo da revolução francesa. Em segundo lugar, analisa-se o deslocamento dos estereótipos de gênero na sua concepção educativa. Sua particular elaboração das vinculações entre gênero e cidadania que se dariam através de propostas educativas "modernas", "democráticas" e abertas a ambos os sexos, provoca uma desnaturalização dos estereótipos de gênero na educação.

Palabras clave : Gênero; Cidadania; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )