SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1La educación y las organizaciones democráticas en Mozambique: experiencias de la revolución popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CENCI, Angelo Vitório. Autonomia, reconhecimento e educação. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.253-274. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0011.

O presente artigo tematiza o conceito de autonomia em Honneth a partir de duas dimensões de sua obra, distintas, mas inseparáveis. A primeira é sugerida por meio da autorrelação prática positiva do sujeito vinculada aos padrões de reconhecimento recíproco do amor, do direito e da estima social; a segunda é formulada como autonomia descentrada em contraponto à crítica contemporânea ao sujeito autônomo moderno e engloba três níveis, a saber: o da capacidade de articulação linguística, o da coerência narrativa de vida e o da complementação da orientação por princípios com um critério de sensibilidade moral ao contexto. Defende-se a posição de que, ao ancorar pós-metafisicamente o conceito de autonomia nos pressupostos intersubjetivos de sua teoria do sujeito e explorá-lo vinculado à autorrelação prática positiva do sujeito e a um sentido descentrado, Honneth consegue renová-lo, o que permite extrair consequências importantes deste esforço para o campo da educação.

Palabras clave : Autonomia; Reconhecimento; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )