SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A educação e as organizações democráticas em Moçambique: experiências da revolução popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CENCI, Angelo Vitório. Autonomia, reconhecimento e educação. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.253-274. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0011.

O presente artigo tematiza o conceito de autonomia em Honneth a partir de duas dimensões de sua obra, distintas, mas inseparáveis. A primeira é sugerida por meio da autorrelação prática positiva do sujeito vinculada aos padrões de reconhecimento recíproco do amor, do direito e da estima social; a segunda é formulada como autonomia descentrada em contraponto à crítica contemporânea ao sujeito autônomo moderno e engloba três níveis, a saber: o da capacidade de articulação linguística, o da coerência narrativa de vida e o da complementação da orientação por princípios com um critério de sensibilidade moral ao contexto. Defende-se a posição de que, ao ancorar pós-metafisicamente o conceito de autonomia nos pressupostos intersubjetivos de sua teoria do sujeito e explorá-lo vinculado à autorrelação prática positiva do sujeito e a um sentido descentrado, Honneth consegue renová-lo, o que permite extrair consequências importantes deste esforço para o campo da educação.

Palavras-chave : Autonomia; Reconhecimento; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )