SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TELLO, César  y  MAINARDES, Jefferson. Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.1, pp.153-178. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i1.0007.

Nesse artigo, de reflexão teórica, apresentamos uma revisão dos pressupostos anteriormente desenvolvidos sobre o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. Analisamos conceitualmente as categorias centrais que possuem potencialidade analítica para a vigilância epistemológica da investigação no campo e os critérios e a metodologia empregada para o outro uso do enfoque: a metapesquisa. Partindo de uma posição pluralista e de pesquisas anteriores, observamos a necessidade de analisar o campo teórico da política educacional em termos da produção de conhecimento em nossa região. Assumimos que a necessidade de aprofundamento sobre questões teóricas e epistemológicas é um elemento essencial para o fortalecimento das pesquisas desse campo.

Palabras clave : Enfoque das Epistemologias da Política Educacional; Campo Teórico; Política Educacional.

        · resumen en Inglés | Portugués     · texto en Español | Portugués     · Portugués ( pdf )