SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Significados da produção do conhecimento na Pós-Graduação e suas interlocuções com a prática socialA Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa educacional e o movimento "pesquisas científicas baseadas em evidências". Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.329-342. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0003.

Este artigo analisa um movimento de críticas à pesquisa em ciências humanas e às pesquisas educacionais. O movimento "pesquisas científicas baseadas em evidências" auto proclama-se apto para elevar a pesquisa educacional ao nível científico e tece severas críticas à produção científica na área, tendo como suposto a validade exemplar das pesquisas experimentais para alcançar o foro científico e conduzir as políticas públicas para a educação com fundamento em evidências científicas. O movimento admite um modelo exemplar das pesquisas derivadas da área médica e adota as pesquisas experimentais e quase-experimentais como padrão único de investigação, de extração positivista, desconhecendo os avanços das pesquisas qualitativas em ciências humanas e na educação.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Pesquisa Científica; Pesquisa Baseada em Evidências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )