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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, João Ferreira de. A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.343-363. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0004.

Este texto analisa alguns dos processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico no Brasil. Examina-se, inicialmente, o contexto e o sentido da produção do conhecimento em tempos de acumulação flexível, assim como o atual panorama da Pós-Graduação no país. Busca-se compreender o modo como as políticas públicas na área, particularmente as ações de avaliação e fomento, e o novo modus operandi da organização da Pós-Graduação e da pesquisa vêm reconfigurando a produção do trabalho docente e discente no interior dos programas, especialmente na área de educação. Procura-se evidenciar, sobretudo, o papel das agências de fomento e de avaliação, cada vez mais comprometidas com uma visão de expansão que impulsiona a produção do conhecimento associada às demandas econômico-produtivas, em detrimento de um projeto formativo consistente, que resulte em avanços significativos na produção e na divulgação do conhecimento nas diferentes áreas.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Regulação; Trabalho Acadêmico.

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