SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2As contribuições da ANPEd no processo de consolidação da Pós-Graduação brasileira: percursos históricos e cenários atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz  e  SANTOS, Sônia Maria dos. Pós-Graduação em Educação em Minas Gerais: apontamentos sobre uma história em construção. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.383-403. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0006.

Em 1965, o Parecer nº 977 do CFE institucionalizou a Pós-Graduação no Brasil. Minas Gerais foi um dos primeiros estados a criar cursos nesse nível, sobretudo na área de educação, cuja gênese este estudo enfoca objetivando apontar caminhos para escrever a história recente da Educação Superior, ressaltando as comemorações dos 25 anos da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. De natureza documental, a pesquisa considerou como fontes documentos legais e dados estatísticos analisados com enfoque histórico-contextual. Os resultados mostram que, uma vez criada, a Pós-Graduação expandiu-se vinculada ao Ensino Superior, valeuse de incentivos fiscais e fomento institucional em Minas e enfrentou ditames das políticas neoliberais como redução no número de bolsas e na duração dos cursos. A pesquisa permite concluir que um caminho para escrever essa história são os relatos de professores que iniciaram as práticas de Pós-Graduação e transformaram-nas em um sistema essencial ao avanço da ciência.

Palavras-chave : Parecer CFE nº 977/65; Universidade Federal de Uberlândia; Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )