SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Public debt and Higher Education and Professional Education financing in Paraná (2003-2012)Teaching History of Education: challenges of initial education in classes of PARFOR (2012/2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BACCON, Ana Lúcia Pereira  and  ARRUDA, Sergio de Mello. Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.463-487. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0010.

O presente trabalho analisa e interpreta a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula. Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier (1998) e por Tardif (2002), elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas. Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no Estado do Paraná. Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (CHARLOT, 2000) em um sistema didático (CHEVALLARD, 2005). Como resultado, apontamos que os estilos de gestão dos três professores, cujas aulas foram analisadas neste artigo, correspondem, aproximadamente, a três estilos de gestão: centrado no conteúdo da disciplina (gS), centrado no ensino praticado pelo professor (gP) ou centrado na aprendizagem dos estudantes (gE). Assim sendo, os professores podem assumir três diferentes estilos gerais de gestão de sala de aula.

Keywords : Formação de Professores; Saberes Docentes; Estilos de Gestão do Ensino e da Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )