SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Deuda pública y financiamiento de la Educación Superior y Profesional en Paraná (2003 a 2012)La enseñanza de Historia de la Educación: los desafíos de las clases de formación inicial de PARFOR (2012/2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BACCON, Ana Lúcia Pereira  y  ARRUDA, Sergio de Mello. Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.463-487. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0010.

O presente trabalho analisa e interpreta a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula. Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier (1998) e por Tardif (2002), elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas. Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no Estado do Paraná. Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (CHARLOT, 2000) em um sistema didático (CHEVALLARD, 2005). Como resultado, apontamos que os estilos de gestão dos três professores, cujas aulas foram analisadas neste artigo, correspondem, aproximadamente, a três estilos de gestão: centrado no conteúdo da disciplina (gS), centrado no ensino praticado pelo professor (gP) ou centrado na aprendizagem dos estudantes (gE). Assim sendo, os professores podem assumir três diferentes estilos gerais de gestão de sala de aula.

Palabras clave : Formação de Professores; Saberes Docentes; Estilos de Gestão do Ensino e da Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )