SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docenteA Educação Infantil na rede pública de ensino: por um projeto pedagógico de qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; KLAUS, Viviane  e  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. A docência e o ensino de História da Educação: desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012/2015). Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.489-509. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0011.

No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.

Palavras-chave : PARFOR; Formação de Professores; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )