SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2La enseñanza de Historia de la Educación: los desafíos de las clases de formación inicial de PARFOR (2012/2015)Intelectuales del GT7 de la ANPEd: entre el campo académico y la intervención en el mundo social (1994-1999) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SOARES, Ademilson de Sousa. A Educação Infantil na rede pública de ensino: por um projeto pedagógico de qualidade. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.511-532. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0012.

Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla sobre políticas públicas voltadas à Educação Infantil, projetos de formação de professores e pressupostos epistemológicos das pesquisas para, com e sobre criança e infância. O texto problematiza aspectos da expansão de vagas na rede pública de Educação Infantil e propõe reflexões sobre a qualidade dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelas instituições que atendem às crianças de zero a cinco anos e oito meses de idade. Esta pesquisa é de natureza teórica e utiliza-se da revisão de literatura como principal procedimento metodológico. Os resultados obtidos revelam a necessidade de que a expansão quantitativa da Educação Infantil não ocorra em prejuízo de projetos pedagógicos de qualidade que dependem, dentre outras coisas, da participação das crianças e das famílias, de infraestrutura física adequada, da valorização dos profissionais mediante pagamento do piso salarial e da formação compatível conforme exigências expressas na legislação brasileira.

Palabras clave : Educação Infantil; Expansão Quantitativa; Qualidade da Oferta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )