SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2La educación infantil en la red pública de enseñanza: por un proyecto pedagógico de calidadPrograma Más Educación como política de educación integral: un análisis desde el abordaje del ciclo de políticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CAMPOS, Névio de  y  MOLETTA, Ana Keli. Intelectuais do GT7 da ANPEd: entre o campo acadêmico e a intervenção no mundo social (1994-1999). Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.533-557. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0013.

Este artigo objetiva problematizar as posições dos intelectuais do Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT7), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no contexto de elaboração e de implantação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Apoia-se no parecer coletivo da ANPEd e no livro Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios, assim como nos conceitos de "intelectual" de Pierre Bourdieu e de Michel Foucault para sustentar que os intelectuais do GT7, em nome da autonomia do campo acadêmico e do conhecimento especializado e científico, assumiram uma postura de crítica ao RCNEI ao indicarem as possibilidades, e, principalmente, os limites dessa política do MEC.

Palabras clave : História Intelectual; Intelectuais; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )