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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CAMPOS, Névio de  e  MOLETTA, Ana Keli. Intelectuais do GT7 da ANPEd: entre o campo acadêmico e a intervenção no mundo social (1994-1999). Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.533-557. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0013.

Este artigo objetiva problematizar as posições dos intelectuais do Grupo de Trabalho Educação de Crianças de 0 a 6 anos (GT7), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no contexto de elaboração e de implantação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Apoia-se no parecer coletivo da ANPEd e no livro Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios, assim como nos conceitos de "intelectual" de Pierre Bourdieu e de Michel Foucault para sustentar que os intelectuais do GT7, em nome da autonomia do campo acadêmico e do conhecimento especializado e científico, assumiram uma postura de crítica ao RCNEI ao indicarem as possibilidades, e, principalmente, os limites dessa política do MEC.

Palavras-chave : História Intelectual; Intelectuais; Educação Infantil.

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