SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Intelectuales del GT7 de la ANPEd: entre el campo académico y la intervención en el mundo social (1994-1999) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar  y  MOROSINI, Marilia Costa. Programa Mais Educação como política de educação integral: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas. Práxis Educativa [online]. 2015, vol.10, n.2, pp.559-583. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0014.

Este artigo discute o Programa Mais Educação, integrante da atual política educacional do país para a Educação Básica. O objetivo é analisá-lo a partir da Abordagem do Ciclo de Políticas, de Ball e colaboradores (1992), percorrendo as influências da internacionalização das políticas educacionais, os embates de grupos de interesse na formulação dos documentos orientadores e as avaliações iniciais do programa, essas a partir da análise de resultados apresentados por publicações das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Os resultados do estudo mostram que a arena de disputas onde se delineiam as políticas educacionais está constituída por atores em posições assimétricas de poder e de influência, o que nos permite problematizar a forma, muitas vezes aligeirada, de o governo e seus interlocutores colocarem em ação políticas educacionais sem o necessário diálogo também com os sujeitos imersos nos espaços escolares.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Programa Mais Educação; Ciclo de Políticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )