SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Contemporary policies of literacy teacher training in Brazil: between enhancement of performances and pedagogical management of innovationsPolicies of teachers' continuing education in the state of São Paulo: debating transformation perspectives from the Freirean progressive pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MOREIRA, Jani Alves da Silva  and  SILVA, Renata Valério da. Políticas para a formação de professores e as recomendações do Banco Mundial: interfaces com o contexto atual da formação de professores alfabetizadores no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.37-61. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0002.

O objetivo deste artigo é analisar as recomendações do Banco Mundial e sua relação com as políticas de formação de professores no Brasil, a fim de identificar as consonâncias com as atuais políticas para a formação de professores no contexto da alfabetização. Trata-se de uma análise documental, de cunho teórico-crítico, a qual permitiu observar que as atuais políticas para formação de professores estão em consonância com as recomendações do Banco Mundial. Tais orientações geram a atribuição aos professores da responsabilidade pelo sucesso ou fracasso escolar dos alunos, verificados por meio de avaliações externas com base no desempenho avaliado

Keywords : Formação de Professores; Políticas Educacionais; Banco Mundial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )