SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Políticas contemporáneas de formación de los profesores alfabetizadores en Brasil: entre la potenciación de actuaciones y gestión pedagógicas de las innovacionesLas políticas de formación continua de professores en el estado de São Paulo: debatiendo perspectivas de transformación a partir de la pedagogia progresiva freireana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MOREIRA, Jani Alves da Silva  y  SILVA, Renata Valério da. Políticas para a formação de professores e as recomendações do Banco Mundial: interfaces com o contexto atual da formação de professores alfabetizadores no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.37-61. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0002.

O objetivo deste artigo é analisar as recomendações do Banco Mundial e sua relação com as políticas de formação de professores no Brasil, a fim de identificar as consonâncias com as atuais políticas para a formação de professores no contexto da alfabetização. Trata-se de uma análise documental, de cunho teórico-crítico, a qual permitiu observar que as atuais políticas para formação de professores estão em consonância com as recomendações do Banco Mundial. Tais orientações geram a atribuição aos professores da responsabilidade pelo sucesso ou fracasso escolar dos alunos, verificados por meio de avaliações externas com base no desempenho avaliado

Palabras clave : Formação de Professores; Políticas Educacionais; Banco Mundial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )