SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Políticas de formación docente y recomendaciones del Banco Mundial: interfaces con el contexto actual de la formación de maestros de alfabetización en BrasilFormación continuada en el contexto del Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada: alineación entre la práctica, princípios formativos y objetivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PAULA, Lucimara Cristina de  y  MELLO, Roseli Rodrigues de. As políticas de formação contínua de professores no estado de São Paulo: debatendo perspectivas de transformação a partir da pedagogia progressista freireana. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.63-88. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0003.

Este texto apresenta discussões sobre a formação contínua de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um olhar crítico sobre as políticas de formação, implementadas pelo governo do estado de São Paulo. Essas discussões fazem parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal foi verificar o potencial teórico-metodológico da práxis freireana para a construção de conhecimentos orientados à transformação das pesquisas e das propostas sobre a formação dos professores e de seus formadores. A metodologia contou com relatos biográficos, que foram analisados mediante os pressupostos da Metodologia Comunicativo-crítica e da Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Os resultados da pesquisa apontam contribuições à formação contínua de educadores dentro e fora dos espaços escolares.

Palabras clave : Formação Contínua de Professores; Políticas de Formação Contínua; Paulo Freire.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )