SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Las políticas de formación continua de professores en el estado de São Paulo: debatiendo perspectivas de transformación a partir de la pedagogia progresiva freireanaPolíticas de formación del alfabetizador y producción de políticas curriculares: estableciendo relaciones de sentidos para formación, alfabetización y currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARDOSO, Cancionila Janzkovski  y  CARDOSO, André Luís Janzkovski. Formação continuada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alinhamento entre práticas, princípios formativos e objetivos. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.89-106. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0004.

O objetivo deste artigo é discutir a articulação entre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios de formação e o objetivo de "contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores" proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a partir de análises dos resultados de uma pesquisa realizada ao término do 1º ano de adoção desse programa em Mato Grosso - Brasil. Este artigo concentra-se nos dados do perfil dos Alfabetizadores, os quais foram trabalhados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e do aplicativo Many Eyes. As respostas-síntese são discutidas à luz da relação entre mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios formativos e o processo de formação realizado pelo Pacto em 2013. Os resultados apontam para algumas contribuições do Programa e indicam oportunidades de pesquisas futuras.

Palabras clave : Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Formação de Professores; Política Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )