SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1As políticas de formação contínua de professores no estado de São Paulo: debatendo perspectivas de transformação a partir da pedagogia progressista freireanaPolíticas de formação do alfabetizador e produção de políticas curriculares: pactuando sentidos para formação, alfabetização e currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARDOSO, Cancionila Janzkovski  e  CARDOSO, André Luís Janzkovski. Formação continuada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alinhamento entre práticas, princípios formativos e objetivos. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.89-106. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0004.

O objetivo deste artigo é discutir a articulação entre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios de formação e o objetivo de "contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores" proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a partir de análises dos resultados de uma pesquisa realizada ao término do 1º ano de adoção desse programa em Mato Grosso - Brasil. Este artigo concentra-se nos dados do perfil dos Alfabetizadores, os quais foram trabalhados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e do aplicativo Many Eyes. As respostas-síntese são discutidas à luz da relação entre mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios formativos e o processo de formação realizado pelo Pacto em 2013. Os resultados apontam para algumas contribuições do Programa e indicam oportunidades de pesquisas futuras.

Palavras-chave : Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Formação de Professores; Política Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )